Foto: Divulgação SES
O encontro teve como objetivo estreitar o diálogo e ampliar o entendimento sobre os serviços oferecidos às gestantes e crianças de alto risco na região.
A visita foi organizada e acompanhada pela coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Gerência Regional de Saúde (GERSA) de Lages, Roseni Firmino. Como parte das ações de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil, os secretários tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Ambulatório de Atenção Especializada (AAE), que integra as ações do PlanificaSUS, uma metodologia implementada na Macrorregião Serrana desde 2019.
“O objetivo da visita foi aproximar a gestão municipal dos serviços prestados às gestantes e crianças de alto risco, promovendo maior entendimento sobre os fluxos, protocolos e os desafios enfrentados pela equipe multiprofissional do AAE. A presença ativa dos secretários reforça a importância do olhar da gestão sobre os serviços especializados, destacando seu papel na qualificação e continuidade do cuidado”, explica Nalú Terezinha Júlio, gerente Regional de Saúde.
O PlanificaSUS tem sido uma ferramenta estratégica na organização da linha de cuidado materno-infantil, promovendo a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS), a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e a Vigilância em Saúde. Essa estratégia vem contribuindo de forma significativa para a redução de óbitos infantis e para a melhoria dos indicadores de saúde na região.
Fonte: Agência de Notícias SECOM