O percentual da população de Blumenau que em 2022 morava em vias públicas sem arborização era de 61,29%, enquanto 38,71% viviam em ruas com a presença de uma ou mais árvores. As informações fazem parte do Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgadas na última quinta-feira (17) pelo IBGE.
Em termos de densidades de arborização, 12,25% residem em vias com até 2 árvores, 8,84% em vias com 3 ou 4 árvores, enquanto 17,21% localizam-se em vias com 5 árvores ou mais.
Entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, Maringá (PR) tem o maior percentual de moradores em vias arborizadas, com 98,6% de sua população. Já São José (SC) é o município com o menor percentual do Brasil, com apenas 14,83%.
Confira na tabela abaixo, a comparação entre os cinco municípios mais populosos do estado com as médias catarinense e brasileira quanto ao percentual de moradores em vias públicas arborizadas:
Fonte: O Auditório, a partir de dados do Censo 2022 do IBGE.
Na comparação com os municípios em seu entorno, Blumenau apresenta menor percentual da população vivendo em ruas arborizadas em relação a Indaial e Timbó, mas com índice superior a Pomerode. Veja na tabela a seguir:
Fonte: O Auditório, a partir de dados do Censo 2022 do IBGE.
“A arborização urbana é essencial para a qualidade de vida nas cidades. Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, oferecendo diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos. A redução da temperatura é uma consequência importante, diminuindo a incidência de ilhas de calor ao longo do tecido urbano. Ao integrar os resultados da pesquisa urbanística com práticas de arborização, os municípios podem criar ambientes urbanos mais sustentáveis e agradáveis, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes”, explica o analista do IBGE Maikon Novaes.
Fonte: O Auditório