Stock Car com cara Nova abre temporada em Interlagos

Foto: Divulgação

A temporada 2025 da Stock Car começa no fim de semana 3 e 4 de maio no autódromo José Carlos Pace em Interlagos (Sp). O retorno da principal categoria automobilística do Brasil marcará uma nova era: a estreia dos Suvs encerrando o ciclo dos Sedans.  Entre os fabricantes, Mitsubishi, Toyota e Chevrolet.                   
Em 2025 a nova geração do Stock Car traz um sistema de Asa móvel que deixará as disputas mais acirradas e as corridas mais emocionantes. O novo carro da Stock Car Tracker faz parte do projeto Audace SNGO1 que tem objetivos para 2025. 
"Esta é uma oportunidade para apresentarmos todo o potencial desta nova plataforma que foi desenvolvida com recursos avançados de engenharia e próprios para competição como a asa móvel em fibra de carbono e conectividade 5G. O propósito é trazer ainda mais competitividade  para os pilotos e emoção para o público", explicou Fernando Julianelli CEO da Vicar, promotora da Stock Car.
Os rivais do Chevrolet Tracker serão as versões de competição do Toyota Corolla Cross e do Mitsubishi Eclipse Cross.       
Motor:  Passa  a ser turboalimentado e de 2,1 litros com aproximadamente 500 Cv de potência utilizando gasolina podium. 
Câmbio: Será o inglês de competição X Trac sequencial semiautomático  com 6 velocidades. É um dos destaques ao lado da conectividade proporcionada pelo sistema Qualcomm Snapdragon 5G com sensorização de diversas funções no carro.
Amortecedores:  São reguláveis e importados Penske Racing, a suspensão é independente nas quatro rodas dotada de triângulos sobrepostos (Duplo A) usando sistema pushrod.
Rodas:  Conjunto desenvilvido no Brasil pela Mangels esconde os discos ventilados Hipperfreios, pastilhas Cobreq e pinças de competição da britânica Ap Racing operados por 6 pistões na dianteira e 4 na traseira.
Suspensão: Utilizam elementos de competição produzidos pela gaúcha MTR Performance Parts. 
Volante: É da holandesa Grid Engineering.
Cockpit: Muito sofisticado conta com câmera interna de 360 graus e tem painel dotado de dezenas de funções.
Peso: 1.100 Kg  (2Kg por Cv). 
Chassi:  Vem com aço DP 980R Arcelor Mittal, chancela IPT, homologação CBA Entre-eixos 2.750 mm. 
Pneus: São os Hankook  (Coreia do Sul) medidas 300-680x18.
Tanque: Instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha muito resistente desenvolvido para competição. 
Segurança: Com estrutura tubular em aço DP 980R  Arcelor Mittal, proteção anti chama por paredes corta fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor.  Estruturas do tipo crash box para absorção de impacto.
Banco do piloto: Projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA. No grid 30 pilotos na temporada 2025 e que levarão muita emoção ao espetáculo para a disputa da principal competição nacional de automobilismo.    

Por Walter Westphal