SER CATARINA 8

Dos onze náufragos espanhóis que passaram a morar na Ilha chamada de Yurúmirí pelos nativos (na verdade era o nome do estreito, hoje no centro de Florianópolis), Jurumirim pelos europeus, Puerto de los Patos, Isla de los Patos (pensaram, os espanhóis que o biguaçú era um pato) e depois de 1526, Ilha de Santa Catarina (existem autores que afirmam o nome de Meiembipe como sendo da nossa Ilha, mas não: já está comprovado que Meiembipe era o nome da atual Ilha de São Sebastião no litoral paulista), o que se destacou foi Pedro Alejo, ou Aleixo. Parece ter sido o mais habilidoso no aprendizado do idioma local, servindo de intérprete valioso aos seguintes expedicionários espanhóis que por aqui aportaram. Mas como espanhóis, se a Linha de Tordesilhas traçada em 1494 passava bem para dentro do Continente? A oeste da Ilha? E seu ponto de encontro com o mar, vinda do norte em perpendicular ao Equador, era na atual cidade de Laguna? Simples: a total falta de precisão no traçar da tal Linha que era demarcada aos 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. Acontece que Cabo Verde é composto por dez ilhas!!!!!!! 

O ponto inicial para se contar as 370 léguas seria a ilha mais ao leste ou ao oeste? E pior: não havia sido encontrada a solução astronômica para o cálculo da Longitude, o que somente foi resolvido no século XVIII...Portanto ninguém sabia ao certo se o litoral catarinense era português ou espanhol, pelos primeiros oitenta anos o domínio foi de Espanha. Voltemos a Pedro Aleixo, quando a expedição de Cristovan Jacques aportou no Porto dos Patos em 1521 foi ele o orientador, e relatou a este que dos onze náufragos originais, dois tinham falecido. Esses náufragos foram muito valiosos às futuras aportagens de Naus espanholas, serviam como provedores e orientadores até que em 1541 chegou ao porto a expedição do legendário Alvar Nuñes Cabeza de Vaca como um Adelantado, espécie de comandante governador nomeado pelo Rei, com 400 homens e muitos cavalos. 

Alvar Nuñes Cabeza de Vaca 

Pedro Aleixo o convenceu com um antigo relato nativo de que percorrendo o Peabiru se podia chegar às montanhas brancas!!!!! Na imaginação dos europeus, montanhas brancas seriam...PRATA !!!!!!!!!!!!!!!!! 
Partiram da Baía Norte chamada por eles de Baía de Ramos, navegaram ao norte até a Baía da Babitonga e pelo solo da atual Joinville encontraram o tal Caminho, uma "estrada" de metro e meio de largura com solo limpo que ligava três pontos do litoral brasileiro aos Andes !!!!!!!!!!!!!!!!!!! e deveria ter mais de 3 mil quilômetros !!!!!! "descobriram" as Cataratas do Iguaçu e atingiram Assunción cinco meses depois. Imaginemos o fantástico de tal aventura...


continua...

Por Wander Pugliese