As Minas Gerais movimentam a Capitania no Sul...
Depois que os Bandeirantes Paulistas encontraram ouro e diamantes no interior do Planalto Brasileiro, em Minas e Goiás, ocorreu um volumoso e descontrolado afluxo de aventureiros e comerciantes àquelas regiões e o Brasil iniciou seu processo de urbanização e ocupação do interior, até então a concentração humana se restringia ao litoral. Essa população necessitava de alimentação e força de transporte, ou seja: gado bovino, cavalos e muares, verdadeiros artigos de luxo naquela época e naquele sertão, você já notou a maciça presença da carne suína na culinária mineira? Isso se deve ao fato de que o porco era de fácil acesso, já o gado bovino era raro e caro. Os padres jesuítas espanhóis que tinham, décadas antes disso, criado as chamadas reduções guaraníticas, a concentração dos nativos guarani nos atuais Rio Grande do Sul, Uruguai, Paraguai e Argentina em 30 povos, os Povos das Missões, onde os índios eram civilizados, catequizados e passavam a viver no modo europeu de produção capitalista, sem escravidão. Esses padres tinham o conhecimento secreto de reprodução do melhor animal de carga que jamais existiu: a mula, ou o burro!!!!!!!!! mula e burro são irmãos estéreis filhos do cruzamento de duas espécies, o equino e o asinino.
Ao se cruzar uma égua com um jumento o resultado é uma mula ou um burro, que recebem as qualidades das duas espécies, são animais muito inteligentes e resistentes para as condições da época e valiam três vezes o custo de uma vaca. Portanto os Sete Povos das Missões, margem esquerda do Rio Uruguai no oeste do atual Rio Grande do Sul, tornaram-se produtores de grandes quantidades de muares, equinos e bovinos. Conhecedores disso os Bandeirantes Paulistas trataram de vir ao sul, pelo planalto, comprar essas tropas e conduzi-las até Sorocaba de onde eram distribuídas às áreas de mineração. O Bandeirante Antonio Correia Pinto de Macedo que era tropeiro, fundou Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens, hoje Lages, em 1766 na rota dos tropeiros, o Caminho do Sul ligando Sorocaba aos Sete Povos. Antes disso o português Cristóvão Pereira de Abreu abriu o Caminho dos Conventos, atual Serra do Rio do Rastro, em 1731 para levar gado da Colônia de Sacramento (Uruguai) até Sorocaba e logo depois o Caminho do Mar que ligava São Francisco do Sul a Rio Negro no planalto, atual Serra Dona Francisca. As tropas e seus intrépidos condutores abrem o futuro catarina...
continua...
Por Prof. Wander Pugliese