Mônaco e Indianápolis abrilhantam o Fim de Semana da Velocidade

Foto: Divulgação

Considerada a tríplice coroa do automobilismo mundial, Gp de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24 horas de Le Mans, duas estão no calendário para este fim de semana.  Mônaco e Indianápolis.  Em junho (15/06) 24 horas de Le Mans no calendário da Fia Wec.  Depois da última vitória de Max Verstappen no gp da Emília Romagna, o mundial de fórmula 1 voltou a ter um equilíbrio na liderança do campeonato.     No Mundial de Pilotos Oscar Piastri (Mc Laren) lidera com 146 pontos seguido de Lando Norris (Mc Laren) com 133 pontos e Max Verstappen (Red Bull) com 124 pontos.  No Mundial de Construtores a Mc Laren lidera com 279 pontos.  Em 2° Mercedes com 147 pontos.  Em 3° Red Bull com 131 pontos.                     


Mônaco  
É um circuito de rua na cidade de Monte Carlo no Principado de Mônaco.  A ideia de um grand prix nas ruas inclinadas de Mônaco partiu de Anthony Noghes, então Presidente do Automóvel Clube Monegasco e amigo pessoal da família Grimaldi. A corrida inaugural foi em 1929 vencida por Willian Grover Williams da Bugatti.                  
O circuito corre no sentido fuso horário, licença grau 1 da Fia, 3.337 km e 19 curvas.  O brasileiro Ayrton Senna tem 6 vitórias no principado e detém o recorde na pista.  O circuito é estreito, tem curvas apertadas e muitas mudanças de nível o que o torna provavelmente o mais difícil do campeonato de fórmula 1.  Tem a curva mais lenta da fórmula 1 (Grand hotel) feita a 50 km/h e tem uma das retas mais rápidas (Secção plana no túnel) feita a 250 Km/h. O circuito requer muita habilidade do piloto e um excelente preparo físico.  Em 2024 a vitória foi de Charles Leclerc da Ferrari.      

Indianápolis
Para este ano a corrida promete.  Na última sessão de treinos vários foram os pilotos que baixaram seus tempos.  No último treino Robert Shwartzman garantiu a pole position na estreia da equipe Prema na prova.  Takuma Sato e Pato O Ward largam ao seu lado na primeira fila.  O líder da Indy Alex Palou terminou com a sexta posição.  Único brasileiro a disputar a edição de 2025, Hélio Castroneves, larga na vigésima quarta posição (24).  
Indianápolis é conhecida por ser uma das corridas mais tradicionais do mundo.  É realizada no Indianápolis Motor Speedway nos EUA. O evento é considerado uma das maiores corridas do planeta e geralmente é realizado nas proximidades do Memorial Day, um feriado norte americano que ocorre anualmente na última segunda feira de maio. A pista possui 2,5 milhas (4,0km) apresentando um formato retangular com vértices arredondados.  
O circuito Oval é percorrido em sentido anti horário com 4 curvas, 2 retas longas além de 2 retas curtas conhecidas em inglês como  "Short Chutes".  A largura da pista é de 50 pés (15m) com o banking (inclinação de 9° 12' e raio de 0,16 milhas, 260 m). No total 200 voltas com velocidades superiores a 330 Km/h. Por tradição o grid conta com 33 carros alinhados em onze filas de 3 veículos cada.                        
O vencedor de 2024 foi Josef Newgarden da Team Penske. O piloto embolsou mais de R$ 18 milhões pela vitória.

Por Walter Westphal