Clássico brasileiro agita oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Foto: Site O Globo - Editoria de Arte

O confronto envolvendo Palmeiras e Botafogo se tornou, nos últimos anos, um dos mais latentes em nível de rivalidade no futebol brasileiro. Especificamente desde 2023, quando o Verdão conseguiu uma virada épica em solo carioca pelo Brasileirão (3x4), com grande atuação de Endrick e a classificação do Glorioso, eliminando o clube paulista da Libertadores de 2024, "apimentam" agora o encontro dos dois na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Aliás, duelo tupiniquim na primeira edição do Mundial de Clubes, com 32 times. O jogo será no próximo sábado (28), às 13h (de Brasília), na Filadélfia.

A partida mostrará ao mundo dois clubes que hoje são protagonistas no nosso futebol e também no futebol da América do Sul. Um embate que será apreciado por todos e com altas doses de emoção. O clube da estrela solitária já fez história na competição ao derrotar o PSG, atual campeão europeu, na segunda rodada da fase de grupos, por 1 a 0. O torcedor botafoguense está repleto de orgulho. Do outro lado, o Palmeiras classificou-se em primeiro lugar no seu grupo. Apesar de conquistar apenas uma vitória no certame até aqui, os comandados de Abel Ferreira tem estofo e equilíbrio mental para avançar. O palmeirense sabe que o time pode render mais. O último jogo contra o Inter Miami (o "time de Messi") evidenciou pontos preocupantes, como por exemplo, atacar e não recompor a tempo de evitar às estocadas do adversário.  Os americanos cansaram e o Palmeiras conseguiu, mais uma vez, prevalecer no aspecto mental, após o primeiro gol, marcado por Paulinho. Depois, placar de 2 a 2, após o revés de 2 a 0.

Em suma, um clássico brasileiro no torneio. Será muito interessante de acompanhar. Na teoria, um jogo parelho, sem favoritismo. Na hora em que a bola rolar, o nível de concentração será o "termômetro" que credenciará um dos clubes brasileiros às quartas de final. Simplesmente sensacional!


Por Alexandre Cardillo