Depois da vitória de Lando Norris (Mc Laren) no tradicional Gp de Mônaco, a fórmula 1 desembarca neste final de semana na Espanha. É a oitava etapa no circuito da Catalunha.
O Mundial de Fórmula 1 voltou a ter um equilíbrio no campeonato com liderança de Oscar Piastri 161 pontos, Lando Norris 158 pontos e Max Verstappen 136 pontos.
No Mundial de Construtores a liderança é da Mc Laren com 319 pontos, seguido da Mercedes 147 pontos e Red Bull 143 ponto.
Circuito
O circuito de Barcelona - Catalunha é um autódromo na cidade catalã de Montmelo. É a sede anual do Gp da Espanha de fórmula 1 desde 1991 e do Gp de moto. Corre no sentido fuso horário, licença grau 1 da Fia, 4.675 km e 16 curvas totalizando 66 voltas. Nele foi disputado uma prova de Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Verão em 1992. Em 2006 Fernando Alonso tornou-se o primeiro piloto espanhol a vencer no circuito da Catalunha. Em novembro de 2021 o acordo do circuito com a fórmula 1 foi estendido até 2026. Este circuito é um dos poucos onde se realizam testes coletivos e portanto os pilotos e mecânicos conhecem bem cada centímetro da pista. Para os espectadores a curva Elf está entre os melhores lugares para assistir o Gp, já que oferece uma das poucas oportunidades de ultrapassagem do circuito.
O traçado original do circuito sofreu várias modificações a partir de 1994. Foi feita uma chicane de pneus na então //curva Nissan//. Em 1995 a curva foi eliminada pois era perigosa e em seu lugar foi criada uma espécie de reta oposta. Em 2005 toda pista recebeu asfalto novo e áreas de escape. Nos últimos três anos Max Verstappen foi o grande vencedor dos gps.
O Gp da Espanha acontece neste domingo (01/06) as 10 horas pelo horário de Brasília.
Por Walter Westphal